No final da Presidência belga do Conselho da União Europeia, a delegação geral Valónia-Bruxelas e Portugal e a Embaixada da Bélgica em Portugal reafirmaram o seu empenhamento na cultura e na juventude em Lisboa com um impressionante mural do artista belga IOTA.
IOTA: a artista de Bruxelas com um mundo próprio
Nascida em Bruxelas em 1991, IOTA interessa-se desde muito cedo por múltiplas formas de expressão artística. Em 2013, a sua paixão pela pintura mural foi despertada pela exploração de locais abandonados e pela experimentação de novos meios de comunicação. Em seguida, transferiu o seu trabalho para a tela para se concentrar no que queria expressar através da sua arte. O seu estilo caracteriza-se pela abstração das emoções humanas através de uma variedade de técnicas. Ao fundir corpos, texturas e cores, IOTA cria mundos onde o inconsciente ultrapassa a realidade e onde as personagens encarnam emoções.
Uma obra que liga regiões
Esta obra, na parede da residência de estudantes Livensa Living, em Lisboa, apresenta duas silhuetas humanas inseridas numa paisagem onde as texturas da água e da pedra se fundem harmoniosamente. A água simboliza as trocas constantes e a estabilidade entre as nossas regiões, enquanto a pedra representa a força e a estabilidade de cada cultura. Esta combinação celebra a ligação entre a Valónia-Bruxelas e Portugal, ilustrando a ligação através da arte e da cultura e inspirando os jovens a abraçar os valores europeus.
Colaboração internacional para a arte urbana
A pintura da IOTA junta-se a obras de outros artistas de renome que adornam as residências da Livensa Living em Portugal. Esta iniciativa realça a importância da colaboração cultural entre regiões e sublinha o papel vital da arte na ligação e enriquecimento das comunidades.
Este projeto foi possível graças à colaboração entre a Embaixada da Bélgica em Portugal, a delegação geral Valónia-Bruxelas e Portugal e a Galeria de Arte Urbana da Cidade de Lisboa e a Livensa Living, que cedeu o espaço para a realização das obras. O trabalho da IOTA foi financiado pela “Wallonie-Bruxelles International”.