Está aqui

Relações entre Portugal e Valónia-Bruxelas

Photo
Palácio de São Bento (Assemblée nationale) | Manuel Menal (CC BY-SA 2.0)

As relações entre Portugal e a Valónia caracterizam-se por uma cooperação rica e diversificada. Desde o final de 2023, a Délégation générale Wallonie-Bruxelles en Espagne, que representa igualmente os governos francófonos da Bélgica em Portugal, tem desempenhado um papel crucial na promoção dos intercâmbios. A colaboração entre a Valónia-Bruxelas e Portugal centra-se em temas prioritários como a diversidade cultural, o multilinguismo na Europa e a abertura às línguas e culturas. Esta cooperação é marcada por acções de visibilidade e de promoção, nomeadamente o apoio à mobilidade dos artistas em diversas manifestações.

As relações bilaterais entre a Valónia e Portugal centram-se principalmente em vários domínios de cooperação:

  • No domínio da educação, um programa de promoção da abertura às línguas e culturas (OLC) entre a Região da Valónia e Portugal foi estabelecido a 9 de maio de 2012, e a sua renovação é tácita. A Valónia está a demonstrar um forte compromisso com programas dedicados à aprendizagem de línguas e culturas, incluindo o português. Em 2023, 25 escolas da FWB ofereceram cursos de língua e cultura portuguesas.

  • A cooperação académica e científica é outro pilar das relações entre a FWB e Portugal. Existem numerosos acordos entre instituições de ensino superior das duas regiões, que facilitam o intercâmbio de estudantes e projectos de investigação conjuntos. No total, existem 128 acordos de cooperação entre instituições de ensino superior da FWB e 58 instituições portuguesas.

  • A cooperação cultural inclui também o apoio à mobilidade de agentes culturais da Valónia e de Bruxelas, reforçando os intercâmbios artísticos e culturais entre as duas regiões.

Em suma, as relações entre Portugal e a Federação Valónia-Bruxelas caracterizam-se por uma cooperação estreita e diversificada em muitos domínios. Estes laços fortes testemunham o empenhamento mútuo das duas regiões em promover intercâmbios enriquecedores e em reforçar as suas relações bilaterais.