Está aqui

Ensino superior

Photo
Enseignement supérieur | © Fotolia

Todos os anos, a Wallonie-Bruxelles International (WBI) oferece bolsas de estudo que permitem aos estudantes conhecer melhor o francês, o português e as culturas belga e portuguesa. Os programas que oferecemos a partir de Portugal são: o programa de bolsas para professores e futuros professores e o programa Erasmus.

Saiba mais sobre a vida estudantil na Valónia e em Bruxelas e sobre os programas e bolsas disponíveis através desta ligação: http://valonia-bruselas.es/es/content/estudiar-en-valonia-bruselas

 

Bolsas para professores e futuros professores

Todos os anos, a Wallonie-Bruxelles International (WBI) oferece bolsas de verão para professores e futuros professores de francês. Todos os anos, por volta do mês de maio, as informações relativas à candidatura a estas bolsas são publicadas no nosso sítio Web.

 

Programa Erasmus

Gostaria de conhecer outros jovens europeus da sua idade para descobrir a sua cultura e discutir assuntos que lhe interessam? O programa Erasmus dá-lhe a oportunidade de o fazer, através de um programa de intercâmbio que lhe permite acolher jovens europeus na sua região ou ir ter com eles ao seu país para trabalharem juntos num projeto.

Para saber mais sobre os programas disponíveis: https://www.studyinbelgium.be/fr/bourses?country=12

Além disso, está previsto para este verão um Workshop de verão com a duração de duas semanas, que reunirá cerca de 70 a 80 investigadores para trabalharem em 10 a 12 projectos de investigação industrial em Lisboa. Este evento, em colaboração com o GAIPS, o INESC-ID e o Instituto Superior Técnico de Lisboa, decorrerá de 26 de agosto a 6 de setembro e incluirá eventos e visitas ao ecossistema local.

Por outro lado, o TRAIL é uma iniciativa belga francófona que reúne mais de 270 investigadores especializados em inteligência artificial, repartidos por 5 universidades e 4 centros de investigação parceiros. Esta comunidade trabalha em estreita colaboração com empresas que utilizam a IA, participando em grandes desafios industriais aos quais os investigadores dedicam pelo menos 15% do seu tempo de investigação. As áreas de investigação do TRAIL incluem a interação homem-IA, a IA fiável, a hibridação modelo-IA e a IA parcimoniosa. Os objectivos do TRAIL são produzir investigação de excelência com impacto social, formar os talentos de amanhã, incentivar a adoção da IA pelas PME e aumentar a sua visibilidade a nível internacional.