Está aqui

"Journey to the west by Benoit+Bo": Uma fusão de culturas no Museu do Oriente.

(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI

A dupla de arte contemporânea Benoit+Bo, sediada em Bruxelas, apresentou a sua exposição "Journey to the West", no Museu do Oriente. A exposição reflectiu as suas variadas perspectivas culturais e linguagens artísticas através de cerca de oitenta obras, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, instalações e vídeos.

A exposição explora conceitos como a arte e a cultura asiática e europeia, a modernidade, a globalização e as questões ambientais. As obras, de cores vivas, fundem influências orientais e ocidentais, oferecendo uma reinterpretação inovadora e simbólica destas culturas.

Inspiração num clássico chinês

Os artistas inspiraram-se no famoso romance chinês do século XVI “Journey to the West ", de Wu Cheng'en. A história segue a fantástica viagem de um monge budista e da sua guarda através da Ásia Central, com personagens icónicas como o Rei Macaco e o porco antropomorfista Zhu Bajie. Benoit+Bo, através da história da sua própria longa viagem física e interior pela Ásia e pela Europa, quis oferecer a sua visão da cultura asiática que influencia a cultura popular globalizada, e estabelece ligações com a cultura ocidental.

Uma perspetiva única da Benoit+Bo

Com mais de 20 anos de colaboração intercultural, o trabalho de Benoit+Bo reflecte uma perspetiva única que combina harmoniosamente tradição e inovação. A dupla, que tem origens culturais diferentes - francesa e chinesa - desenvolveu uma coleção rica e variada de obras que reflectem o seu profundo conhecimento das culturas e tradições asiáticas.

Um projeto de colaboração

Esta iniciativa, inserida no âmbito da Presidência belga do Conselho da União Europeia, beneficiou da colaboração da Embaixada do Reino da Bélgica em Portugal, da Delegação Geral da Valónia-Bruxelas em Portugal e do apoio do Institut Français du Portugal através do programa MaisFRANÇA, que contribui para o reforço das relações culturais, artísticas e diplomáticas entre o Ocidente e o Oriente.

A exposição "Journey to the West by Benoit+Bo", no Museu do Oriente não só destaca a colaboração artística dos artistas, como também sublinha o seu compromisso com uma perspetiva intercultural e uma reflexão crítica sobre a tensão entre tradição e modernidade. A exposição realça o poder da arte para transcender as fronteiras e reunir as pessoas num espírito de cooperação e compreensão mútua, convidando os espectadores a reconsiderar as normas culturais e estéticas. 

(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI
(c) J. Van Belle - WBI