Valónia/Bruxelas, um mundo aberto
A Valónia, juntamente com Bruxelas e a Flandres, é uma das três regiões que constituem a Bélgica. É uma região naturalmente aberta ao mundo, onde as línguas e as culturas se encontram. Os colégios e universidades da Federação Valónia-Bruxelas, que figuram nos rankings mundiais, caracterizam-se por um grande número de estudantes estrangeiros.
A Federação Valónia-Bruxelas é totalmente autónoma na gestão das competências territoriais que lhe foram transferidas pelo Estado central, como a política económica, o turismo e a investigação científica aplicada.
A Federação sublinha igualmente a associação de todos os belgas francófonos numa única entidade institucional. Gere competências em todos os domínios relacionados com a cultura e as pessoas: principalmente a educação, a investigação, a política cultural, o audiovisual, a juventude e o desporto.
A Fédération Wallonie-Bruxelles apoia igualmente a cooperação científica e tecnológica. No contexto da francofonia, contribuiu fortemente para a criação de uma rede francófona de actores da inovação - a rede FINNOV - e, em 2015, acolheu em Liège a segunda edição do Fórum Mundial da Língua Francesa, cujo tema foi "a francofonia criativa", reunindo perto de 1200 jovens de cerca de 100 países, com mais de 160 projectos.
A Fédération Wallonie-Bruxelles também incentiva a mobilidade internacional dos jovens, seja através de intercâmbios de estudantes (como o programa Erasmus), de programas de formação em organizações internacionais ou de estágios em empresas, como o programa Explort da AWEx.
Esta abertura ao mundo é um dos pontos fortes da Federação, não só devido à internacionalização dos seus actores, tanto económicos como culturais, mas também devido ao seu carácter multicultural.
Deixe-se inspirar pela hospitalidade e pela eficácia da nossa região, orgulhosa do seu passado e decididamente virada para o futuro.